1- Noção de Grupo
No entender de muitos sociólogos um grupo é:
- Um conjunto de pessoas que têm uma meta a atingir e se põem de acordo sobre o modo de se organizarem, os meios que utilizam e o papel ou responsabilidades de cada um.
No meu entender um grupo poderá ser:
- Um conjunto de amigos que têm em comum interesses, valores, maneiras de ser e que sobretudo tentam compreender-se e entender-se mutuamente sem questionar o porquê, para quê...
Para se viver em grupo é necessário união e amizade entre todos os seus componentes. Quando há uma união perfeita cada um está atento aos outros, deve esquecer-se do seu egoísmo e lembrar-se de que entre eles pode existir alguém que pode estar necessitado da sua ajuda.
2- Noção de Projecto
Um Projecto pode ser definido como uma organização criada especificamente para cumprimento de um objectivo e dissolvida após a sua conclusão. Caracteriza-se por ser temporária, ter um início e fim bem definidos e obedecer a um plano e a um tipo específico de gestão: a gestão de projectos.
1.º - Identificação do âmbito do problema.
2.º - Identificação e formulação dos problemas.
3.º - Planificação do trabalho:
* identificação dos meios de resolução do problema (recursos), das restrições e barreiras existentes;
* divisão de tarefas;
* elaboração dos instrumentos de pesquisa.
4.º - Trabalho de campo:
* construção de bases de dados;
* observação directa;
* entrevistas;
* recurso a peritos no assunto;
* consulta bibliográfica.
5.º - Tratamentos de dados.
6.º - Preparação da apresentação dos resultados.
7.º - Apresentação dos trabalhos.
* formas possíveis de apresentação: cartazes, diapositivos, dramatizações, vídeos, apresentação multimédia, exposição oral, painéis, etc.;
* tempo ideal de apresentação: 15-20 minutos.
8.º - Avaliação do trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário